Uma promessa escoteira em Roraima

Uma das maiores dificuldades quando tentamos implantar o Escotismo longe dos grandes centros é a falta de exemplos. Se eu não sei o que é um escoteiro, não posso imaginar como é uma tropa repleta de jovens felizes cantando em uma ruidosa mas disciplinada algazarra, possível somente em nosso movimento.

Estive em Cantá há cerca de um mês, para uma palestra informativa, tentando inocular o vírus do escotismo em professores, conselheiros tutelares e moradores preocupados com a questão da juventude.

Ontem retornei, para falar para outros interessados, muitos deles pais de crianças e adolescentes. Qual foi minha surpresa ao encontrar um malocão repleto de pessoas e, melhor, uma diretoria já eleita e atuante, buscando informações na Internet, procurando envolver outros adultos, com nome e símbolo escolhidos: acompanhava a criação do GE Falcão Negro.

Após a palestra os diretores pediram que ficasse mais para uma reunião de tira-dúvidas: “Baixamos muita coisa na Internet, agora estamos perdidos!” Diziam eles. E lá fomos, eu, Daniel e Rafael, escotistas do 8º GE Frei Orlando, de Boa Vista, tirando as dúvidas e procurando motivá-los ainda mais.

Mas como motivá-los ainda mais? Impossível, tal a empolgação em que se encontravam. Ao final perguntaram: “Então, pelo que vimos, depois de eleita a diretoria pode realizar sua promessa, se comprometendo realmente com o Escotismo, não é isso?”

Estavam todos prontos para sua promessa.Todos já tinham pensado e refletido. Estavam dispostos a dedicar seu tempo para os jovens, e para oferecer ao município, seu esforço para a formação de melhores cidadãos.

“Repitam então depois de mim, mas não como um papagaio, e sim refletindo em cada palavra que irão dizer” – disse parafraseando Baden-Powell.

Enquanto ao longe uma fogueira ardia, em nosso círculo a fogueira do escotismo aquecia cada coração e as palavras saíram engasgadas de emoção, mas fortes pela importância do compromisso assumido.

Ao fim todos gritaram o Sempre Alerta com toda disposição de um escoteiro recém-promessado. Cada um daqueles adultos se sentia, já, envolvido na teia da nossa fraternidade.

Falcão Negro. Com certeza ainda vai voar alto.

Sempre Alerta para Servir!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s