Auto-Impressão

Eu sou Altamiro. Mais precisamente Altamiro Vianna e Vilhena de Carvalho, ou, para simplificar, Altamiro Vilhena, Tata, Alta, Alt, como preferir. Atendo se chamado de qualquer jeito, e as vezes até mesmo sem ser chamado.

Acho que sou um cara legal, afinal sempre ouvi isso de minha mãe. Gosto de experimentar o novo e pretendo fazê-lo enquanto for vivo, até porque quem não ousa e experimenta, já não está vivo.

Gosto de descobrir novos sons, novos sabores, novos cenários, novos amigos… Guardo tudo dentro de mim e vivo com as velhas saudades de sensações que já tive. Não tenho medo da saudade, pois sei que ela é a certeza de que aproveitei oportunidades. Há pouco tempo descobri que tenho ‘fernweh’, palavra alemã que define a saudade ou nostalgia do que ainda não se conhece, e que é a sensação que me impulsiona adiante.

E o que me fez viajar tanto? Bem, venho de uma família de imigrantes, portanto de viajantes. Esta na alma de minha familia, afinal o português é antes de tudo um desbravador do mundo. Chega a enfrentar a dor, mas passa do Bojador.

Depois cresci em meio a livros, herança do meu avô que me deu o nome a grande responsabilidade de ser médico. Júlio Verne e Karl May povoaram meu mundo infantil com histórias de mocinhos que viajavam muito a lugares reais e fantásticos. Mais adiante, um velho militar inglês entrou na minha vida, tornando-se meu ídolo pela sua vida e pelo fantástico movimento que criou e do qual faço parte desde 1980: o Escotismo.

Agradeço a Deus em todas as suas formas, especialmente Sathya Sai Baba, de minha devoção e desejo a todos boas leituras. Sejam Felizes!

Outros Textos:

Impressões Escoteiras
Impressões de um País sem Fim
Impressões para o Ano Novo
Opiniões

Blog lançado: 29 de maio de 2008
Divulgação: 28 de junho de 2008

Anúncios

25 opiniões sobre “Auto-Impressão”

  1. Oi Altamiro,
    Estive em Brasília na III Mostra Nacional de Prod em Saúde da Família e assisti à sua apresentação, emocionada. Sou nutricionista e achei seu trabalho belíssimo. Mas o que mais me admirou (e agora lendo seus textos, mais ainda) foi a sua grande simplicidade e o respeito que tem pelas coisas realmente importantes. Que bom se tivéssemos mais profissionais como você, inspirados. Parabéns! Ana Paula

  2. oi altamiro. estivemos no alto solimões na mesma época. num acaso, será que não pegamos a mesma lancha em benjamin?
    mesmo incríveis: do que viste, a tessitura inteira no que escrevestes.
    foi como voltar, golpe de memória, aos mesmo instantes que lá.
    gracias.

  3. Tatá, que legal! de repente estou procurando alguma leitura científica sobre a língua Mebengokre e … encontro “Impressões Amazônicas”… cadê o livro? concordo plenamente com a “Mendes” e com o rapaz … o ” Ricardo” já era pra ter sido lançado as ” Impressões Amazônicas” de um “mochileiro” chamado Tatá… rsrsrrsr. … Você é uma referência em qualidade e compromisso profissional. Quem dera existissem profissionais como Vc. Como pessoa… Uma Figura…!!! Saudades Amigo!! Sucesso!

  4. Oi Altamiro tudo bem ?
    … numa dessas músicas escutei uma palavra estranha (damurida) e quis saber seu sigificado.
    Fui eu lá no site de busca na internet, e vi um monte de coisa…mas o que me chamou atenção foi um blog falando sobre a região amazônica e de cara adorei. Descobri o tal de Impressões Amazônicas, conheces??? Rs…
    Pois é, quanto mais eu lia me apaixonava e queria descobrir quem era aquela pessoa que estava por trás de tudo aquilo, que escrevia tão bem e as fotos então…caramba…muito massa…
    E a curiosidade aumentando…Dai quando acessei um link em que ” a pessoa ” se apresentava e vi que era VOCÊ !! Alguém que eu já conhecia, (recentemente) por questões de trabalho, mas era uma pessoa que eu já admirava… Fiquei muito emocionada pela surpresa boa que tive!!
    E também pelo trabalho exposto, muito interessante essa iniciativa…
    Parabéns pra você!!
    Ainda não li todos o textos, mas quero conheçe-los.
    Um abraço forte! Um xero!!
    Henriqueta Alencar

  5. meu amigo TATA
    meu irmao escoteiro
    eterno amigo amor
    vc bem sabe de todo carinho que tenho pór vc e da admiração, sou faroravel a ideia do livro, desde que eu e o Carioca possamos estar na primeira fila
    sinto sua falta
    bjo com amor
    Sempre Alerta
    Sandra

  6. Altamiro,

    Sou fã de carteirinha de sua mãe e de seu pai. Só podia dar nisso…um filho tão especial e tão bacana como você!!!!
    Maior orgulho lendo suas impressões. E já estou me juntando aos seus leitores pedindo um livro.

    bjo gde
    Tete

  7. Olá Doutor, é um prazer conhecer tão nobre trabalho e portanto quero parabenizá-lo e desejar saúde e felicidades sempre no seu caminho. Utilizei uma foto tirada pelo senhor para ilustrar o meu trabalho num dos meus blogs que trata de cultura popular (dei os devidos créditos espero que o senhor aprove esta apropriação). Na postagem estou falando sobre o jogo de cama de gato, caso queira ver o endereço é http://ecosdaculturapopular.blogspot.com
    Voltarei mais ao seu blog pois tem muita coisa pra conhecer aqui, neste momento faço estudos sobre cultura indígena e acho que seu trabalho me ajudará muito. Saudações Florestais!

  8. Oi Altamiro….
    Ja estava com saudades dos seus textos, adoro eles. Sabe quando chego o email de Impressoes amazonicas , è uma sobremesa, eu deixo sempre para ler por ultimo, como um delicioso pudim…. heheehehehe
    Acredito mesmo que voce esta com a vida super corrida, afinal voce exerce
    uma profissao muito bonita e trabalhosa, o tempo deve ser muito corrido. Eu imagino como deve ser.
    Beijos,
    Nizia

  9. Oi Altamiro fico contente com as suas vitórias No Impressões.
    Realmente feliz, e digo mais, serve de guia, de reforço positivo, neste mundo que o ter nos afasta do ser, seu blog, seu hobe nos remete ao idealismo que temos e as x esquecemos ou, no mínimo, lutamos muIto para manter, sem lembrar com clareza q é o certo a se fazer. Assim, vc compartilhando seus ideais e sonhos sem objetivos lucrativos, nos lembra q este é o caminho para a felicidade : SER SIMPLES, PERSEGUIR OS OBJETIVOS, … viajar para dentro de nós, pois sem isso, o resto tem pouco valor.
    abraço p lídia

    adelma

  10. Tata…rs
    Outro dia, revendo algumas caixas, tive uma surpresa maravilhosa: encontrei cartas trocadas ha muito tempo. Nao preciso dizer que fiquei emocionada e muito feliz. Tive a oportunidade de mostra-las ao meu marido e a minha filha Beatriz. Fiquei muito feliz de reler algumas cartas e lembrar dos assuntos que conversavamos, principalmente escotismo e do quanto isso tudo era saudavel.
    Encontrei esse espaco e resolvi te deixar um oi!!!
    Espero que esteja bem!
    Bjos,
    Rosalia (GE Morvan Dias Figueiredo – Santos/SP)

  11. doctor … leia abaixo o que escrevi para o programa do Jô no item SUGESTÃO DE PAUTA …

    Jô, gostaria que entrevistasse Dr. Altamiro Viana, médico pediatra, com vasto conhecimento sobre todos os estados do nosso país, tem um site próprio onde descreve suas opiniões em relação a cada viagem http://www.impressoesamazonicas.com.br tem vários seguidores de todo o Brasil, é escoteiro, muito culto e carismático, é carioca mas mora em Roraima. Vale a pena esta entrevista, pelo menos acesse o seu blog para conhecer. Tem grande influência com os povos indígenas e fala algumas linguas também. Sou diretora do Hospital em que ele trabalha e sempre falei que queria vê-lo no Jô, algo comum de se ouvir pois todos ficam impressionados com suas histórias e carisma. Fico no aguardo. Acima são os dados dele.

    OBRIGADO POR PARTICIPAR DO PROGRAMA DO JÔ, SUA SUGESTÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!!!

    KKKKK, agora é só esperar …

  12. Oi Dr. Altamiro

    Fiquei muito feliz em saber que existe um lugarzinho
    em que coloca todas as suas experiências na nossa imensas Amazônia.

    Grande abraço

  13. Primo, te gosto demais!
    Parabéns por esta linda vida!
    Obrigada por me deixar assim feliz!
    Beijo no coração,
    Fernandinha
    Maria Fernanda Vilhena de Carvalho

  14. Olá, querido colega e amigo Altamiro!
    Adoro ler seu blog e acompanhar todas as suas aventuras de viver! Acabei de ler as impressões indianas com minha filha mais velha, que agora é vegetariana, e sempre comento de vc e suas andanças, assim como admiro seu trabalho, com meus filhos e marido. Um dia serei sua colega por aí, realizando a medicina que acreditamos e tanto prezamos! Agradeço de coração suas orações por nós lá na India e desejo tudo de mais de bom pra vc! NAMASTÊ, Ana Carla – SJCampos

  15. Olá Dr Altamiro, como vocês estão? como está Pompom.
    Samuel, eu e Sabrina estamos trabalhando em São Felix do Xingu através da Missão, nos mande notícias. Abraços!!!!!!!!!!!

  16. Altamiro, caríssimo e saudoso chefe! Que saudade! Como gostaria de receber notícias de todos vocês que fazem parte de minha história, minha memória e estão guardados no coração! Contigo aprendi a ser sempre jovem, aventureiro e ousado e amar a natureza. Aprendi ainda a arte de liderar e trago comigo a certeza de ser quem sou com grande colaboração do GEMA, de você, da Dedo de Deus e de todos irmãos escoteiros.

    Abraço,

    Mineiro

  17. Achei bem interessante sua ênfase em explorações pela Amazônia, região de que se fala muito e se conhece pouco. Raros os brasileiros que se aventuram por lá, o que é uma grande pena para todos.
    Pesquisarei seu blog com atenção.
    Viajei também bastante pela Amazônia, assim como pelos demais interiores do Brasil e de outros tantos países, registrando os relatos dessas viagens em meu blog. Dê uma olhada e diga o que achou: http://viajantesustentavel.blogspot.com.br/
    Abraços!

  18. Admirável Altamiro, tenho sempre acompanhado seu blog.
    Cada experiência é uma novidade e isso nos causa orgulho.
    Sabermos, mais que tudo, estarmos vendo no blog, que você estabeleceu um relacionamento amadurecido e respeitoso com nossos irmãos daí.
    Esse carinho que eles oferecem não é gratuito, ao contrário, representa o retorno de uma dedicação imensa que você vive cotidianamente nessa missão.
    Parabéns por isso tudo!
    Visite meu blog sobre Acordeon e, se puder, mostre o instrumento para que a inspiração musical de todos encontre opções e desperte ainda mais dentro do ideal de universalidade da arte, sem prejudicar a valiosa cultura própria local.
    Abraços do Marcos Emanuel Canhete, Desembargador Federal do Trabalho da II Região, agora aposentado.
    sanfonadigital.wordpress.com

  19. Prezado Altamiro, parabéns pelo blog! Sou dermatologista e gostaria de trocar umas idéias com você a respeito da Dermtologia na comunidade indigena. Atenciosamente. Juliana Mendonca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s