…dos Amigos: Casamento Italiano

Nízia é uma amiga goiana, radicada na Itália que conheci no aeroporto de São Paulo, enquanto brincávamos com o Kim, já vão alguns anos. Recentemente ela se casou e conta em e-mails a experiência de “casar na Itália”, algo diferente do que podemos imaginar. Como esta narrativa tem tudo a ver com os nossas IA, pedi autorização de apresentar a vocês as Notas de um Casamento na Itália.

Amigos e Parentes,

Para explicar como è um “CASAMENTO A ITALIANA”, vou tentar ser o mais direta possivel, ok?
Quando começamos a organizar nosso casamento, o Enzo foi logo especifcando que a comida era o mais importante (eu sempre disse que Italiano so pensa em comida….. ehehehehehe).
Bom, no inicio de janeiro fomos a uma feira de  noivos e la encontramos o….

CATERING Mas o que è isso?

È a denominaçao dada ao BUFFET.  Eles organizam a comida, as cadeiras , toalhas, flores, garcons e etc.
Porem uma coisa que o ITALIANO não suporta é uma festa servida a BUFFET, tipo “cada um se serve sozinho”. O CATERING, oferece nos seus serviços o jantar a mesa, entenderam? Ai do casamento que não tem um CATERING!!!
Foi a primeira coisa que contratamos.

LOCAL DA FESTA

Aqui não tem essa de local especifico somente para a festa. Aqui o hábito é ALUGAR uma casa grande, ou um castelo  ou ir para um restaurante. Essas casas grandes com jardins e tudo são denominadas de VILLA.  No nosso caso se chamava “VILLA MAGGI”, e era de um cavalheiro , advogado , construida no inicio do seculo 19. Lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Eheheheheheh.

Foi a segunda coisa que contratamos, assim tínhamos controle, pois a comida e o  local já estavam CONFIRMADOS! Ufa!

FLORES

Aqui se costuma casar fora da igreja local, pois nessas VILLAS ou castelos geralmente existe uma capela, fazendo assim casamento e festa juntos. Os enfeites nas igrejas geralmente são bastante simples. As nossas flores foram muitas discretas, brancas.

BOMBONIERE

Este é o nome dado as lembrancinhas dadas aos convidados ao final da festa.  A tradição è que tem que ter uns docinhos, tipo uma amêndoa passada no açúcar enrolados em tule e com alguma lembrancinha junto. No nosso caso, os docinhos vinham com um cinzeiro dentro de uma caixinha, com o lacinho e tudo. Chiquerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrimo! Heehhehehehe.
A bomboniere não pode faltar nos casamento aqui, ficam concorrendo para verem que fez a bomboniere mais bonita, vê se pode? Heheehhee 

MUSICA

Como disse anteriormente, a comida è a grande preocupação aqui. A musica , não tem muita importância, è mole?

Eu dizia ao Enzo que era preciso procurar um ótimo DJ e tal, e ele não se empenhava. °Por  sorte o CATERING,  forneceu nomes de vários músicos e dentre eles escolhemos o nosso. E que sorte , pois esse DJ FRANCESCO , foi fundamental para a nossa festa.

FOTOS

Durante a feira de noivos entramos em contato com vários fotógrafos, cada fim de semana a gente ia conversar  e ver o trabalho de um. Ao final optamos pelo Sandro, que não era da nossa cidade, era de uma cidade longe, mas valeu a pena. (sem falar que era um gatooooooooooooooo! Eheheheheh)

VIDEO

Se eu fiquei fã do fotografo, o Enzo ficou fã da moça do vídeo… ehehehheehe

Brincadeiras a parte, a Valentina è muito simpática, e muito profissional. A parte chata è que o vídeo só vai ficar pronto no mês de março do próximo ano, è mole? Fazer o que, paciência.

PRESENTES

Vocês precisam saber de uma coisa: quando um Italiano recebe o convite de casamento, è aquele choro! Heeheheheheh.Isso mesmo. Acham ruim, começam a reclamar e tal. Sabem porque?
Porque sabe que vai ter que gastar com o presente.
Mesmo se foi convidado e não puder ir, manda o presente ou manda dinheiro, daí a raiva, entenderam°? Heheeheheheh.
Claro que nem todos agem assim, claro que tem aqueles que ficam felizes e tem prazer em dar presentes, mais eu nos meus 8 anos de Italia , vi sempre mais gente resmungando que alegre! Heehheehhe

Diferente né? No Brasil, casamento ja è sinonimo de FORRO ,ehehehehehehehe.

Voltando aos presentes, ao receber o convite o convidado ja pensa na grana que vai gastar, quanto ?
A Base è feita  em cima do valor do aluguel do local da festa, mais o do CATERING, entenderam?
Se o aluguel por exemplo for 3 mil euros a Villa, mais 66 euros de CATERING pela comida, o presente tem que ser no MINIMO 100 OU 120 a cabeça.
No nosso caso , não deixamos lista de presente, assim os convidados deram dinheiro. Deixamos uma pequena lista  na agencia de turismo, e os convidados pagaram a viagem de lua de mel a Paris.

Teve um casal que nos presenteou com as nossas alianças, lindaaaaaaaaaaaaaaaaaas!

(Foram compradas Na UNOAERRE, a MAIOR fabrica de ouro do mundo, fica aqui em Arezzo, e tem 1.000 operários nela. Nossas alianças foram feitas com uma liga Rosa, não é ouro amarelo nem vermelho, è especial).

Voltando ao sistema de ganhar presentes. Fica complicado quando uma familia de 3 ou 4 pessoas são convidados a um matrimonio, porque fica CARO vim todos. Por isso è muito comum, que o marido venha sozinho , representando a familia. E outra coisa triste , que as crianças tambem são deixadas de fora, comparecem os pais e as crianças ficam em casa. PODE?

LISTA DOS CONVIDADOS

Esse è um capitulo dos mais estressantes! Se faz a lista dos convidados, mas aqui não tem essa de penetra!
Dois dias antes do casamento , é preciso comunicar ao CATERING o numero certo de convidados, pois no jantar cada convidado tem a sua mesa e o prato.
Por exemplo, nossos convidados eram 130, no dia faltaram 4 , esses 4 convidados, a gente pagou o jantar e eles não foram, entenderam?
È a pior coisa, ficar ligando para todossssssssssssssssssssssss os convidados e pedir confirmação antes do casamento.
Tem gente bacana que quando recebe o convite já diz logo se vai  ou não vai a festa.  O chato e estressante são aqueles que dizem:” TALVEZ….OU QUEM SABE….OU NÃO SEI…..” E por ai vai.
Com o CATERING temos que dar a resposta exata nada de TALVEZ!
E aqui acontece que todo mundo passa por isso. 
Na festa os lugares são todos MARCADOS. Se faz  um mural com os nomes de todos os convidados e o nome de cada mesa, assim o convidado sabe onde e com quem vai se sentar.
Outro stress, porque ai tem o tal, FULANO que não senta com aquele, aquela que não se fala com a outra e não pode sentar na mesma mesa!
Aquele que è brigado com aquele outro, e por ai vai.
O Enzo se estressou até o penúltimo dia antes do matrimonio elaborando as mesas dos convidados, um sacoooooooooooooo! Eheheheheheh.

CARDAPIO

Essa è a parte boa….. a comida! Ehheehehehe
Como gastronomia tambem è cultura, vamos ao menu.

APERITIVO

Champagne, cocktail, sucos, vinhos (da Toscana claro!), uma mesa de vários tipos de salames, presunto defumado, vários tipos de queijos, fritura mista all´italiana (verdura e peixe passados num creme e fritos), uma mesa de pãezinhos com pate, vários tipos , uma mesa de sushi e a Paella (comida espanhola). Uma mesa com vários tipos de cerveja e ostras frescas.

JANTAR: ENTRADA

Soufle de zucchine con vellutata di pecorino e tartufo delle Crete Senesi.

(Traduçao: Soufle de abobrinha com creme de queijo e tartufo)

Pecorino è um tipo de queijo, se não me engano de cabra, TARTUFO è um tipo de batata que nasce nos bosques, è muito dificil de encontrar. Aqui existem cachorros especializado em procurar o TARTUFO nos bosques. De saber muito particular, por isso custa muito.
CRETE SENESI, è a regiao de origem desse Tartufo, fica na regiao de Siena (cidade).
Era uma deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Eheheheheheheh.

JANTAR:

O Primeiro prato se divide em dois primeiro pratos:

Paccheri al sugo de astice coda de rospo e pomodori de pachino

Traduçao: Macarrao a molho de peixe e tomates

Paccheri è um tipo de macarrão curto mais de espessura muito larga.Molho de astice coda de rospo, è um molho de um peixe do mar, Pomodori de pachino , è um tipo de tomate italiano.
Era deliciooooooooooooooooooooo! Hhehheheheh

O Segundo prato era:

Tagliolini ai funghi porcini e tartufo

Traduçao : Macarrao com cogumelos porcini e tartufo.

Esse tipo de macarrão è longo,mais não è como o espaguete, è achatado!
Porcini è um tipo de cogumelos muito saboroso.
Bom demais!

O Terceiro prato:

Spigola all’acquapazza com gambero al tartufo

Traduçao: Peixe com camarao gigante ao tartufo

Spigola è um peixe também de água salada e acompanhado de camarão fazem um prato belisssssssssssssimo de ver e de se comer também!
E tartufo por cima (o tartufo da um sabor muito bom no prato)

O quarto prato:

Tagliata al rosmarino con patate dorate e insalata

Traduçao: carne ao alecrim, acampanhada de batatas ao forno e salada.
A Tagliata è um prato muito típico aqui na Itália, especialmente na Toscana. È uma carne assada depois cortadas em tiras, passada no azeite com pimenta verde inteira e alecrim. È uma deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Sempre vem acompanhada de batata assada ou salada! Tudo de bom!

Sobremesa:

Torta fantasia de fragole Chantily americana

Era a nossa torta de casamento, vocês viram aa fotos e deu para imaginar como era maravilhosa, o Chantily e os morangos deram um show!
Alem da torta tivemos ainda vários outros tipos de doces tradicionais, frutas banhadas numa cascata de chocolate, flambadas e tal. Alem do cafezinhoooooooooooooooooooooo! Quer deixar “Italiano doidinho”?  Basta cortar o cafe! Eles ficam doidinhos! Heheehehehehehe.
Ah! Tinha charutos e cigarros, além de vários licores.
Ah! Eu tive a minha torta de aniversario também, tipo mousse de chocolate, nem conto como era! Ehheeheheheh

Bom, agora chega de se deliciar com o Cardapio e vamos ao que interessa o dia do Casamento!!!!!!!!

Anúncios

2 comentários em “…dos Amigos: Casamento Italiano”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s