O privilégio de assistir Arthur Moreira Lima na Amazônia

Outubro de 2013 – Boa Vista

Final de tarde quente, saio para um sorvete. O calor é tanto que enrolo para chegar em casa, dirigindo vagarosamente. De repente me deparo com uma aglomeração em frente a Igreja Matriz. Curioso, paro o carro e pergunto o que está acontecendo.
– Vem um pianista famoso tocar aí. Parece coisa boa.

Coisa boa? Logo descubro… É Artur Moreira Lima e seu piano… “Um piano na estrada”. Este é o show número 484 realizado pelo pianista pelo Brasil. Em Roraima tocou em cidade de 20 mil pessoas. Até confesso que não sou muito de piano, mas assistir um virtuoso, um fora de série, não é todo dia. É como encontrar um diamante em meio as pedras brutas.

IMG_20131012_213152
O show começa. Se pensei por um único segundo em não ficar, já me arrependi. Ele conversa com o piano – e as teclas respondem. A velocidade dos dedos é incrível, fico tonto só de tentar imaginar fazer o mesmo. O repertório inclui músicas mais conhecidas. Abertura com Bach – Alegria dos Homens. Depois Villa-Lobos, Carlos Gomes, Ernesto Nazaré, Pixinguinha, Beethoven e até mesmo Luiz Gonzaga desfilam pelo palco nos fazendo sorrir de encanto.

Olho em volta e fico imaginando… algumas pessoas pagam caro para assisti-lo em uma casa de concertos. Assistem de longe e ficam realizadas. Aqui, acho que deve ter no máximo umas duzentas pessoas. Estou em cadeiras de plástico, nada confortáveis, mas tenho a lua como teto, a catedral como moldura e apenas cinco metros de distância do pianista. Se tentar acho que consigo enxergar notas musicais no céu.

O palco é parte do próprio caminhão, que leva o piano. O piano é tão chique que tem um afinador exclusivo. O som, iluminação, tudo vem dentro dos caminhões que conduzem o pianista pela estrada. No Amazonas, em São Paulo de Olivença (minhas Impressões sobre esta cidade você pode acessar clicando AQUI), o piano não pôde desembarcar, e o pianista tocou embarcado, com a população toda no barranco.

IMG_20131012_212256Prestem atenção. O palco – e o piano – está dentro de um caminhão!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s