Uma super-dentista na saúde indígena

Minha amiga Flávia costuma dizer que um dos maiores privilégios do trabalho nas regiões mais distantes da Amazônia é conhecer um monte de gente interessante. São pessoas que abrem mão das suas rotinas, de seu conforto, da vida da cidade, para fazer um trabalho único, diferenciado, que por vezes consegue transformar não apenas uma pessoa, mas toda uma população.

07 10 mkk (51)

Nos meus anos de Amazônia, uma das pessoas que tive o privilégio de conhecer foi a dentista Dalila, que por nove anos trabalha com os Kaiapó. Quando estive por lá ela era responsável pela aldeia Moikarakô, e eu costumava dizer que podíamos reconhecer as crianças desta aldeia pelo seu sorriso.

Palestras, profilaxia nas casas, restauração, paciência mesmo diante das maiores necessidades de improviso. Tudo isso fazia parte das vivências que Dalila superava com um sorriso.

Aos poucos ela foi se apaixonando por eles de tal forma que se tornou uma índia loura. Mandou fazer um “vestidinho Kaiapó” branco para usar como uniforme, chamava as pessoas para atendimento com um berrante (não peguei esta época), traduziu músicas infantis para o Kaiapó e com elas ensinava as crianças a cuidarem dos dentes. Assim Dalila conquistou respeito e admiração dos desconfiados Kaiapó. Seu envolvimento era tão grande que em seu casamento, em São Félix do Xingu, a dama de honra e o pajém eram crianças Kaiapó completamente enfeitadas.

Ao seu lado a aldeia nunca havia silêncio, pois ela sempre estava pronta para conversar, contar um causo, falar da entrevista que um dia fará no Jô Soares, contando de suas aventuras nas aldeias.

Em 2014 os Kaiapó vão chorar de saudade, pois depois de nove anos, com planos de aumentar a família, ela deu adeus a vida em aldeia.
Sucesso Dalila. Sempre cito o seu trabalho como uma  referência em saúde bucal indígena. Tenho certeza de que o sucesso será semelhante na cidade.

 Dalila se despedindo da aldeia, que foi sua morada por 9 anos.

Uma opinião sobre “Uma super-dentista na saúde indígena”

  1. Altamiro, estive meio afastado das suas postagens mas estou de volta. Parabéns pelo trabalho aí, continue com toda a força necessária. Estamos por aqui torcendo sempre por você e curtindo os seus posts. Estou retomando o meu blog ikedoprado.blogspot.com.br, em breve terei novidades. Abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s