Impressões Amazônicas é tema de pesquisa

Joana e Sara, orientadas pela Professora Joani, minha amiga querida, me deram uma grande alegria há algum tempo, que recentemente foi concretizada. As duas são alunas de Ciências Sociais na Universidade Federal de Roraima e utilizaram as Impressões Amazônicas como tema de pesquisa. O artigo foi publicado na Revista EXAMÃPAKU, da UFRR.
A elas a minha gratidão infinita.

Resumo

Impressões Amazônicas é um blog desenvolvido por um médico com intuito de relatar suas experiências e as suas impressões suscitadas durante o trabalho nas aldeias indígenas Amazônicas, englobando as condições locais e reações ao contato com o “outro”. O presente artigo visa incitar a reflexão sobre a condição indígena, em especial no estado de Roraima, como um dos fragmentos culturais que estão submergindo frente a crescente expansão da cultura moderna, bem como impulsionar o debate sobre a incorporação ou adaptação de uma cultura marginalizada frente aos avanços da cultura Ocidental. Evidencia-se que mesmo aparentemente assimilado a cultura nacional, as culturas indígenas se perpetuam nas ações e formas de ver o mundo e que a aparente característica territorial ou física deixa escapar toda a diversidade cultural que é própria da Amazônia e que contempla a cultura da sociedade nacional e as culturas indígenas.

3 opiniões sobre “Impressões Amazônicas é tema de pesquisa”

  1. Altamiro seu blog merece ser estudado, já que apresenta fotos, fatos e reflexões sobre as sociedades indígenas e sobre uma parte tão esquecida pelo poder público brasileiro: a Amazônia. Quero apenas corrigir o fato de as meninas serem estudantes de Sociologia e não de Serviço Social. O artigo é uma reflexão de duas meninas récem chegadas ao curso. O artigo foi um impluso para o crescimento intelectual, especialmente da Joana, que atualmente é minha aluna e a qual tem grande potencial para seguir a carreira acadêmica. Um abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s