Abaixo Assinado em favor do Primeiro Museu do Índio

http://www.defender.org.br/abaixo-assinado-o-brasil-quer-salvar-o-museu-do-indio-do-brasil/

*Aqui o parente José Guajajara falando pela sua etnia na Aldeia Maracanã (Foto:  Zezzynho Andrady)

ALDEIA MARACANÃ (Síntese histórica)O governo do Rio de Janeiro está querendo retirar os indígenas da Aldeia Maracanã e por abaixo o casarão que foi o primeiro Museu do Índio, construído em 1862 para dar lugar a um estacionamento para o estádio…Destruir a Cultura e o Patrimônio Histórico para isso!
para os que acham que a luta pela sua preservação é só capricho de meia dúzia de índios e eco-chatos, como já foi dito aqui por alguns neo-fascistas
Aldeia Maraca-Nã e sua Importância como Patrimônio Brasileiro – Terreno de 14.500m2 doado pelo Duque de Saxe em 1865 para ser um Centro de Pesquisa e Referência Indígena e Sementes Nativas e Caboclas. Em 1910, o Marechal Rondon cria lá o SPI (Serviço de Proteção ao Indio). Em 19/04/1953 Darcy Ribeiro cria ali o primeiro Museu do Indio da América Latina e o Dia Nacional do Indio. Nela foi oficializado o Parque Nacional do Xingu. O prédio tem uma arquitetura histórica de “Art Nouveau” e teve ilustres presenças para a história do Brasil e do Mundo, que passaram ali. O prédio é tombado pelo patrimônio histórico, por ser construído antes de 1937. Desde 2005 ocorre ali uma ocupação indígena com mais de 15 etnias. E, inconstitucionalmente, o Estado do Rio está querendo demolir para transformar num shopping (na verdade um estacionamento – grifo meu) para a Copa do Mundo.
De: Rafael Aldeia Maracanã Rodrigues

Uma opinião sobre “Abaixo Assinado em favor do Primeiro Museu do Índio”

  1. Se é o prédio do Museu do Índio existente no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro, é um absurdo tal demolição. E a troco de que? De emnosprezar, mai ainda, as etnias indígenas brasileiras? Onde está a Presidente DILMA VANA ROUSSEFF e esta altura da COPA?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s