Seu Augustinho, o pajé que sabe das coisas

Município: Normandia – Aldeia: Camará

Sempre me perguntam sobre os problemas de saúde que atendo. Um dos mais frequentes – e difíceis de tratar – são as gastrites, que encontro em toda aldeia. Embora tenha medicação de qualidade disponível, como mudar os hábitos culturais de alguém? Em nossa sociedade o diagnóstico de gastrite já implica em modificação no padrão alimentar, por vezes impossível de ser seguida. Deixar a coca-cola, a cervejinha e o café não é fácil. Imaginem quando eu mando cortar a pimenta, a farinha e o caxiri. O que sobra? Nada da alimentação tradicional deles, ou seja, é praticamente impossível. E convivemos todos – nós e eles – com gastrites crônicas.
Apesar disso sempre há quem esteja disposto a mudanças e conciliar o novo com o tradicional, em busca do melhor possível. Em uma reunião onde discutimos a mortalidade infantil, seu Augustinho, tuchaua da aldeia Cararual, pajé e professor de língua Macuxi afirma:
– Eu sou analfabeto, mas tenho este rádio em minha cabeça que meus pais me deram e que funciona muito bem. Enquanto estamos vivos somos todos alunos, e quero aprender bastante. Temos que dar as vitaminas para as crianças, mas temos que lembrar que os pais de crianças pequenas não podem fazer um monte de coisas.
Pergunto que tipo de coisas são estas.
– Não pode caçar e nem tampar garrafão de água. Se fizer isso prende o ar da criança toda, que não consegue mais fazer xixi, coco e nem mesmo respirar.

11 05 Mapae (294)

Este post é parte das Impressões Integrais 89

Uma opinião sobre “Seu Augustinho, o pajé que sabe das coisas”

Deixe um comentário

