PEPE MUJICA – O PRESIDENTE MAIS POBRE DO MUNDO – VAMOS LER E DIVULGAR

Amigos, recebi a mensagem que apresentava Pepe Mujica, presidente do Uruguai, como “o presidente mais pobre do mundo”. Pensei que se tratava de mais uma lenda urbana, disseminada pela internet, pois tal fato é difícil de ser imaginado: um presidente andando de fusquinha. Escrevi para o meu amigo Raul Silveira, uruguaio radicado no Brasil e apaixonado por sua terra natal, que me respondeu:

Amigo Altamiro
É verdade. Conheço esse político desde que eu morava lá, foi meu primeiro voto quando tinha 18 anos para senador da republica. Eu sou fá dele e o que esta no texto é 90% verdade. Falo 90% porque os outro 10% não conheço, mais é muito provável que também seja.

Ele mora mesmo no mesmo sitio, trabalha todo dia pela manhã cedo na sua horta de onde tira a mercadoria para vender na feira, que ele divide o lucro com quem vende para ele. Tem um fusca mesmo, o engraçado que quando chegou o primeiro dia para trabalhar e deixou o fusca na vaga do presidente veio um segurança para tirar ele de lá até que viu quem estava dentro, deve ter sido engraçado.

Realmente doa grande parte da renda para os essas ONG, mais também muita gente do partido dele faz e algumas outras pessoas do Frente Amplio (partido do governo) também doam. Vendeu a casa de veraneio presidencial e fez um museu.

Só não sei se abriu as outras casas presidencial para os moradores de rua é verdade, mais se tiver que apostar acreditaria pois ele é capas de fazer mesmo.

Outras coisas que fez foi fazer a premeria reunião de ministros embaixo da parreira na casa dele tomando um chimarrão e dispensou a segurança particular que todo presidente tem, falando que queria falar com ele podai ir na casa dele.

Realmente precisamos mais "presidentes" e pessoas assim, por isto é meu idolo. Pode divulgar que é verdade, grande abraço
Raul

PEPE MUJICA, do URUGUAI
O PRESIDENTE MAIS POBRE DO MUNDO

Como prometido antes da eleição, o presidente do Uruguai José Pepe Mujica ainda mora em sua pequena fazenda em Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu. A moradia não poderia deixar de ser modesta, já que o dirigente acaba de ser apontado como o presidente mais pobre do mundo.

Pepe recebe 12.500 dólares mensais por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário, ou seja, vive com 1.250 dólares ou 2.538 reais ou ainda 25.824 pesos uruguaios. O restante do dinheiro é distribuído entre pequenas empresas e ONGs que trabalham com habitação

"Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos", diz o presidente.
Aos 77 anos, Mujica vive de forma simples, usando as mesmas roupas e desfrutando a companhia dos mesmos amigos de antes de chegar ao poder

Além de sua casa, seu único patrimônio é um velho Volkswagen, cor celeste, avaliado em pouco mais de mil dólares. Como transporte oficial, usa apenas um Chevrolet Corsa. Sua esposa, a senadora Lucía Topolansky também doa a maior parte de seus rendimentos.
Sem contas bancárias ou dívidas, Mujica disse ao jornal El Mundo, da Espanha, que espera concluir seu mandato para descansar sossegado em Rincón del Cerro.

——————————

Mujica oferece residência oficial para abrigar moradores de rua.

O presidente do Uruguai, José Mujica, ofereceu nesta quinta-feira (31 de maio de 2012) sua residência oficial para abrigar moradores de rua durante o próximo inverno caso faltem vagas em abrigos oficiais do governo.

Ele pediu que fosse feito um relatório listando os edifícios públicos disponíveis para serem utilizados pelos desabrigados e, após os resultados, avaliará se há a necessidade da concessão da sede da Presidência. De acordo com a revista semanal Búsqueda, Mujica disponibilizou ainda o Palácio de Suarez y Reyes, prédio inabitado onde ocorrem apenas reuniões de governo.

O presidente não mora em sua residência oficial, pois escolheu viver em seu sítio, localizado em uma área de classe média nas redondezas de Montevidéu. Nem mesmo seu antecessor, o ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010), ocupou o palácio durante seu mandato. Ambos representam os dois primeiros governos marcadamente progressistas da história do Uruguai.

ESSE  POLÍTICO  DEVERIA  SERVIR  DE  EXEMPLO  PARA  MUITOS  GOVERNANTES  DO  MUNDO.

Anúncios

Uma consideração sobre “PEPE MUJICA – O PRESIDENTE MAIS POBRE DO MUNDO – VAMOS LER E DIVULGAR”

  1. Prezado Altamiro: Eu cada dia me surpreendo mais contigo e com a tua capacidade de arregimentar dados e assuntos de interesse “sui generis”.
    Este caso uruguaio é demais…
    Comparemos ao nosso ex, o Lula e teremos outro exemplo de simplicidade e desapego do poder autoritário, por causa da humilde tradição popuylar, ou seja, a origem das pessoas é responsável pela sua personalidade e pelo caráter que se desenvolve, a partir da pré-adolescência até a idade adulta.
    Eu mesmo, me ufgano de ter tido uma das infâncias mais felizes e eficazes do planeta em qualquer época. Eu jamais poderei esquecer asa delícias e o deslumbramento de ter sido a criança que fui e ter sido dirigido e direcionado como o fui e por aqueles pessoas certas, nas horas certas.
    DEUS é o eterno organizador de tudo e é a Ele que eu deo o que fui o que sou e o que serei.
    Deus nos abençoe, Altamiro, a todos nós que confessamos ideais de Harmonia, Amor, Verdade e Justiça e nos contentamos com o que temos e somos agradecidos a Deus por isto.
    Abraços saudosos de seu amigo, DEUSARINO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s