Um indígena entre dois mundos

Payakan transita com facilidade entre dois mundos. Preserva tradições e aproveita a modernidade. Cedo falava via rádio com a filha sobre desbloqueio de cartão e a faculdade (ela estuda Relações Exteriores). Logo depois, ele, que anda pintado, emitia um grito agudo a beira do rio comunicando sua saída para a caça.

As refeições são momentos de conversa, e me conscientizo de que, pela primeira vez estou na intimidade de um grande líder. Payakan fala sobre sua visão de mundo, de como a floresta é importante para todos os seres vivos; índios, brancos, animais, insetos. Conta que os jornalistas às vezes entendem errado e escrevem mesmo assim. Diz que o mais importante é preparar o Kaiapó. " Não basta ensinar a gostar de café. Tem que ensinar a preparar, usar garrafa, tomar e depois lavar tudo. Kaiapó tem que aprender a ler e escrever, tem que aprender inglês. Tem que usar rádio, lancha, mas sempre lembrar que tudo isso deve ser em proveito da comunidade e não por uso pessoal."

Rio Vermelho (41) Mistura perfeita… rede e barraca sobre estrado… O novo se mistura ao tradicional.

Este post faz parte das Impressões Integrais 83

Anúncios

Uma opinião sobre “Um indígena entre dois mundos”

  1. Estou de acordo com estes fatos. O indígena, por si só, em contato com a sociedade branca, vive dois mundos dos quais dependerá baseado na sua inteligência em equilibrar seus pensamentos plavras e atos em ambas as dimensões. Não deve descuidar, porém, suas tyradições, seus usos e coistumes, para que se mantenha com personalidade autêntica, o que caracteriza sua raça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s