Valeu Jamboree!!!

IMG_0317

IMG_0002 (364) IMG_0273

IMG_0002 (225) IMG_0358

IMG_0333

IMG_0002 (391)

Estou na barraca, mas o sono não chega. Não é pelo frio, que mostrou a todo Brasil que o inverno no Rio é daqueles que fazem sair fumacinha da boca, mas pelo calor que sinto dentro de mim. Estou aquecido pelos corações que abracei, pelos sorrisos que me esquentaram nos dias de frio e chuva e pela luz que meus amigos irradiaram ao seu redor nesta semana.

Não consegui ver o Jamboree todo. A coordenação de um módulo parece exigir todo o tempo. Se a dedicação não é 24 horas, é porque sobram algumas – poucas – horas para dormirmos. Assim vi apenas o Jogos de Nossa Gente, onde os escoteiros e seniores se divertiram e ampliaram sua coleção de sorrisos. Do alto do estádio via a movimentação frenética. Passavam uns sujos de lama, voltavam outros cantando canções. Bandeirolas tremulando, cabelos pintados, corpos tatuados. Uniforme, traje, nem-uniforme-nem-traje. Japoneses, paraguaios, nordestinos, nortistas, gaúchos, polacos. Tinha gente de tudo que é jeito e tudo que é lugar. Em comum todos traziam o sorriso de satisfação.

E este sorriso faz um bem, mas um bem tão grande que acabamos deixando de lado os problemas dos primeiros dias, o frio que muita gente não sabia que existia no Rio e os imprevistos de última hora – cadê minha peteca? – para sorrir também. O sorriso dos jovens se espalhou para os adultos. Não tinha fila, falta de banheiro, dificuldade para carregar celular ou lama que atrapalhassem este sorriso.

E logo o campo estava brilhando. Aliás, se alguém conseguisse medir a energia do campo, veria que poderíamos acender uma cidade inteira. Aos poucos os incrédulos começaram a crer, os pessimistas erraram as previsões e os profetas do apocalipse guardaram suas profecias para a próxima vez. Aos poucos o Rio de Janeiro mostrou que continua lindo. E tudo isso graças aos jovens que curtiram as atividades programadas e retribuíram com seus sorrisos.

Aliás, a coisa mais divertida de um Jamboree é que um jovem chega no módulo, quer participar, se diverte por três horas ou um pouco mais, mas não tem ideia do trabalho que deu elaborar tudo isso. Não tenham dúvida: cada atividade foi especialmente pensada e trabalhada para cada jovem. O pessoal do meu staff então, sentiu isso na pele… duas reuniões por dia, fora a hora extra… E dois patrões implacáveis – eu e meu irmão Beto -, exigindo tudo de bom: bom humor, boa vontade e bom senso.

E se o acampamento foi bom, tenho que agradecer a cada um do meu staff que acreditou no projeto e viveu nosso sonho. Quatro – Beto, Sandra, Luiz “Tuck” e Rocélio – foram parceiros em Foz e já conheciam meu ritmo. Os outros – Aderbal, Suelen, Norio, Alex, Tainá, Rodrigo, Cristiano, Alexandre, Daniel, Rafael “Rama”, Raoni, Rafael “Tapejara”, Marcelo – os dois! – , Tadashi, Vanessa, Juliana, Giuvana, Pedrão, Ana Maria, Helison “Morceguinho”e Mamãe Dalva, Gilliane, Isabela, Otávio, Vicente, Arthur, Bruno, Manu, Diego, Sandra, Tiago e Willian – foram show! Seus passes já foram comprados para o próximo encontro nacional.

Foram dias realmente felizes. De encontros e reencontros. De braços e abraços. De certezas imediatas. Afinal, os sorrisos e os amigos é que fazem com que estejamos “sempre alertas” para responder o chamado do Miro, que ecoa lá de Curitiba. Afinal, não posso perder a oportunidade de rever tanta gente boa (acho que por isso que a Lia me deu aquele anel tão legal: Curti! Like!, que fez um baita sucesso). Alguns amigos, encontro sempre. Outros, de vez em quando. Alguns, só de Jamboree em Jamboree. Outros não encontrarei mais. Mas estão todos marcados em mim. Todos são parte de mim.

O sono vem chegando e me lembro da conversa com minha sobrinha, 11 anos, primeiro Jamboree, pouco antes da ótima cerimônia de encerramento, algumas horas atrás
– E aí, Isabela, o que gostou mais?
– Tudo!
– Mas teve alguma coisa que não foi legal?
– Não foi legal durar só uma semana.

Vou dormir o sono dos justos. E acordar pronto para o próximo Jamboree!

Quer mais fotos? http://altamironocan.wordpress.com

Uma opinião sobre “Valeu Jamboree!!!”

Deixe um comentário

