E até eu fui parar no piseiro…

22:15h
– Doutor, vamos lá!
Não tem jeito. O agente não quer que eu durma. Vou fazer a social e assistir o forró. A super-lua acaba de nascer e apaga definitivamente as estrelas, iluminando a noite. A cuia de caxiri ficou pequena e agora me oferecem uma super-cuia, tão grande quanto a lua. O forró é ao vivo. Já não se dança mais parichara e aleluia, mas a turma não se incomoda e arrasta a chinela no malocão. A banda tem repertório variado e vem de longe: Aldeia Orinduque, fronteira com a Guyana. Depois do Teló escuto Luiz Gonzaga, Falamansa, Caxiri na Cuia e Paçoquinha de Normandia. Tem até forró engajado:
“ Cadê a mata verde?
Poluição comeu!
Cadê os peixes grandes?
Poluição comeu!
E nem o Chico Mendes, sobreviveu!”.
Ao redor do malocão crianças dormem nas redes, indiferentes ao barulho. O cheiro do caxiri se espalha, mas ninguém se preocupa, pois o perdão já foi garantido antecipadamente. A vaidade é pecado perdoado: óculos escuros, casacos, jeans e vestidos se misturam a pés descalços, chapéus de cowboy, bermudas e camisetas em total harmonia. Sem preconceito, há quem dance de mochila nas costas. O que vale é comemorar o aniversário do tuchaua, que ao menor sinal de desanimo pega o microfone e avisa:
– O pessoal veio de longe e estou pagando. Tem caxiri pra todo mundo e quero ver a festa até o dia clarear. Não quero ver ninguém sentado.
Fala isso, pega uma neta e sai rodopiando pelo salão.
Depois, para animar mais a festa, abre um pacote de chiclete e joga para o alto, fazendo a alegria da criançada que se joga no chão entre as pernas dos dançarinos.

12 05 (248)

Este post faz parte das Impressões Integrais 81

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s