Impressões do que Li… Roraima entre profecia e martírio

Muitas vezes escutamos histórias sobre pseudo-ameaças a soberania nacional na Amazônia, especialmente por parte dos missionários que trabalham com os indígenas. Alarmistas de plantão, teóricos da conspiração, militares recalcados, políticos em busca de espaço na mídia e aqueles que quere usar a terra que não lhes pertence: garimpeiros, madeireiros, grileiros, mineradores e, por aqui, até arrozeiros invasores.

Dom Aldo foi personagem protagonista deste enredo. Após chegar a Roraima, vindo de missão em Moçambique, quando deu por si estava no meio de um turbilhão, sem ter como fugir. Nestes momentos poderia apenas ver os acontecimentos se desenrolarem ou ser ativos e modificar a situação. Esta última foi sua escolha. Escolha difícel em anos duros. Anos de luta pela preservação da vida. Pela preservação dos indígenas e sua cultura contra fazendeiros, políticos e militares. Corajoso ele. Seu livro é um depoimento real da história de Roraima e que derruba algumas “teorias da conspiração” criadas para facilitar a conquista de terras alheias e repetidas ainda hoje pela mídia nacional.

Vale a leitura pelo entendimento de processos que levaram inclusive as discussões ligadas a região da Raposa Serra do Sol e sua demarcação, bem como a do território Yanomami.
De quebra o livro é ricamente ilustrado com lindas fotos.

IMG_0895

Livro: Roraima entre profecia e martício
Testemunho de uma igreja entre os índios nas lembranças de Dom Aldo Mongiano, missionário da Consolata, Bispo de Roraima de 1975 a 1996
Autor: Dom Aldo Mongiano
Editora: Diocese de Roraima – Boa Vista, RR. 2011

Anúncios

2 opiniões sobre “Impressões do que Li… Roraima entre profecia e martírio”

  1. Você, como sempre, entregando susídios de relevância para os intetessados no melhor pars nossos indígenas. Eu não estou podendo adquirir este livro, mas sugiro que faça algumas citaç~çoes importantes de trechos de destaque e publique algumas fotos que dele fasçsm parte, em seus artigos, para conhecimento e arquivo dsaqueles que, como eu, precisam e não podem adquirir a obrsa. Ser´s de grande vslia, como todos os seus trsbslhos têm sido. ASgradeço a atenção e o parabenizo pela iniciativa. Abraços do Deusarino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s