Seu Joaquim tem problema “no material todo”

Aldeia Vista Alegre

Embora a maior parte do meu trabalho seja com crianças, a falta de médico nas comunidades faz com que as vezes eu tenha que atender adultos como seu Joaquim, que veio queixando-se de “problema no material todo”.
A princípio não entendi bem o que ele quis dizer, mas depois de reclamar de “dor pesada nas pernas, apendicite, fígado inchado, peito aberto, espinha de peixe engasgada no pulmão, vista ruim e fraca, pedaço de dente dolorido, espinhela quebrada e muita pancada na cabeça” compreendi que o material estava mesmo todo ruim.
Com tanta queixa ele resolve me ajudar. Pega um papelzinho no bolso e me mostra o que ele quer para ficar bom: “ingessão de coquetel”, seja lá o que ele queira dizer com isso. Depois sussurra “É porque isso vai ajudar a fazer o negócio crescer novamente”. Aí entendi que além do material ruim, o “negócio” não cresce mais…
A culpa de tudo isso, diz ele, é a birita. Já “biritou” muito. Depois de biritar costumava brigar e “homem biritado não bate em ninguém”. Assim ele acordava todo quebrado, riscado e até tiro tomou.
Seu Joaquim vive da aposentadoria e se lamenta: “tenho quatro filhos homens, mas é uma vergonha que tenho que usar meu dinheiro para comprar farinha. Nenhum deles faz roça e eu não consigo mais trabalhar como antes”.
Ele diz que só ficou bom quando “aceitou Jesus”. Conta que não sentiu mais quase nada. O problema é que a única coisa que ele sentiu foi falta da danada da birita. Aí não teve jeito, recaiu e “o material ficou todo ruim de novo”. Ao menos é sincero.
Como foi sincero quando perguntei se não queria ir ao oftalmologista.
– Doutor, eu já fui. Ele falou que eu tinha que usar óculos. Óculos é jóia no rosto de civilizado. Mas para índio não fica bom, não quero usar não. Fica assim mesmo.

IMG_6829 Trabalho na aldeia. A dentista Thammy em atendimento.

Este post faz parte das Impressões Integrais 76

2 opiniões sobre “Seu Joaquim tem problema “no material todo””

Deixe um comentário

