Impressões do que eu li… Scientific American _ Xingu – O Começo do Fim?

Quer ler textos inteligentes e atualizados sobre o Xingu e sobre a questão indígena em geral? Você não pode deixar de ler esta edição especial de Scientific American: Xingu – O começo do fim?

A leitura é muito agradável e aborda questões diversas como Belo Monte, a incorporação de tecnologia por parte dos indígenas e as práticas de saúde tradicional.

Para quebrar a cadência dos textos são apresentadas três entrevistas muito interessantes. Marina Villas Bôas fala de sua experiência na construção da saúde indígena e sobre as diferenças que vê no parque. Aritana, cacique Yawalapiti conta sobre as preocupações das lideranças com as transformações e com os jovens. Raoni, liderança Kaiapó, pajé e cacique fala de Belo Monte e de seus contatos com os Villa bôas.

Para dar emoção os jornalistas tiveram problemas com os Kaiapó. Tiveram que fugir da aldeia Piaraçu e contam este relato. Como sempre digo, os Kaiapó são como adolescentes: passionais e sempre dispostos a uma boa briga. Para ilustrar como isso não mudou com os anos, há o relato do primeiro contato dos Villa Bôas com esta etnia, com quem trabalhei por dois anos. Trechos do livro “A Marcha para o Oeste – A epopéia da Expedição Roncador-Xingu” com fotos do tempo do preto e branco prendem e encantam o leitor

Os textos, primorosos são quase todos de Ulisses Capozzoli, editor da revista. As fotos, ah as fotos… Bem, Renato Soares dispensa comentários, pois todos adjetivos positivos serão poucos. Este é meu sonho: escrever como Ulisses, fotografar como Renato e, de quebra, atender como Douglas Rodrigues, médico que trabalha no Xingu desde a década de 80, que também relata suas experiências na revista..

Anúncios

Uma opinião sobre “Impressões do que eu li… Scientific American _ Xingu – O Começo do Fim?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s