Impressões do que eu li… O Rio – uma viagem pela Alma do Amazonas

Recentemente tive o privilégio de percorrer o rio Amazonas de sua nascente, no Peru, até a sua foz, próximo a Macapá, capital do Amapá. O trajeto de meses foi feito em dois dias, em uma leitura rápida e muito agradável do livro O Rio, de Leonencio Nossa.

O_RIO_UMA_VIAGEM_PELA_ALMA_DO_AMAZONAS_1309547508P

Se o rio – e a viagem = tem o ritmo lento de quem não tem pressa para chegar porque sabe que tem todo o tempo do mundo, não se pode dizer do que sentimos quando lemos o livro. Mergulhamos nas águas barrentas, dormimos em rede, navegamos, provamos frutos exóticos, espantamos carapanãs e conversamos com personagens que tornam a viagem, mais que folclórica, única e inesquecível.

Certos trechos do Rio deixei fluir mais lento e mergulhei no passado ao me descobri de volta para o recreio que passa por Caballo Cocha no Peru, deslumbrado com a água verde no porto de Santarém ou dando risadas com o futelama em Macapá, quando a dança das águas faz o rio subir e descer com um ritmo que, mesmo que nós contemos, não se consegue entender sem vivenciar.

Em outros trechos o Rio, corria veloz ao percorrer os lugares que – ainda – não conheço: os Andes, peruanos, sonho distante e alto; Mamirauá, terra de jacarés-gigantes e ribeirinhos preservando a mata; Marajó, dos búfalos, palafitas e de moradores meio gente-meio peixe, verdadeiros anfíbios.

De quebra pegamos um afluente que nos conduz aos diversos autores que contam as histórias da Amazônia e de seus homens: ribeirinhos, imigrantes, indígenas. O livro deságua na foz, onde  uma extensa bibliografia nos conduz a novas navegações.

As fotos de Celso Junior permitem o deleite até daqueles que tem preguiçar de ler e nadar. De um jeito ou de outro o livro é um clássico para quem quer se aventurar pelo Amazonas..

Quer comprar?

O RIO: UMA VIAGEM PELA ALMA DO AMAZONAS

Leonencio Nossa (texto) e Celso Júnior (fotos)
EDITORA Record, 2011
QUANTO R$ 49,90 (350 págs.) – em outubro de 2011

Quer uma prévia?

edicao_136

Não perca a revista Horizonte Geográfico, edição 137 que está nas bancas (out 2011). Ela também mergulha no rio com reportagem e fotos da mesma dupla do livro. Vale a pena conferir e seguir o fluxo do maior rio do mundo

Quer ver as fotos?

O Blog do Estadão tem fotos do livro, algumas de perder o fôlego:
http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/o-rio-amazonas/#

RIO AMAZONAS Esta foto e muito mais estão no blog acima:
Porto na beira do rio Amazonas em Macapá/ AP. Foto: Celso Júnior/AE

Anúncios

Uma opinião sobre “Impressões do que eu li… O Rio – uma viagem pela Alma do Amazonas”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s