Fotografando no Samã

A comunidade é bem simples e pela primeira vez desde que estou em Roraima as crianças cercam minha máquina fotográfica. Eles se encantaram com a foto de um gavião e passaram a pedir para eu “atirar” em tudo.
– Atira no gavião! Atira na pomba moura! Atira na mangueira! Atira no caimbé! Atira no passarim veio!

11 01 Sama (238) O “passarim véio” é um tico-tico do campo.

Depois pediam:
– Deixa eu ver na “caixa” (a máquina).
Animados começaram a pedir fotos uns dos outros:
– Atira no Lindomario! Atira no Azuilo! Atira no Bagagem!
Os nomes diferentes eu já estou habituado, mas Bagagem? Não entendi nada até me explicarem que o “Bagagem” era um dos meninos. Mas porque este nome? Me explicam que é só um apelido que ele ganhou depois que se queimou com mingau quando era pequeno e ficou todo “engilhado”. Daí para Bagagem não conseguir entender.

11 01 Sama (77) Nosso amigo, o Bagagem.

 

Este texto faz parte das Impressões Amazônicas 71

Uma consideração sobre “Fotografando no Samã”

  1. he he he… de queimado pra bagagem tem uma pequena distância… mas vindo de onde vem pode-se esperar tudo! rsrsrs
    Boas historias e linda foto! Me dá uma saudade da minha época em aldeia… ai ai…
    Beijos!

Deixe um comentário

