Jogos Tradicionais na Festa de Maturuca

O tuchaua está certo, mas não vai ser fácil, pois o hábito da bebida está tão arraigado entre eles quanto a nossa “cervejinha de final de semana”, com a diferença de que o caxiri eles fazem em casa mesmo – e muito. A bebida é tão importante que uma das competições da festa é de “quem toma mais caxiri”. Não será um belo exemplo.

Outras competições, igualmente tradicionais, serão mais interessantes de se assistir: quem come mais damurida – o infernalmente quente caldo de pimenta -, quem agüenta nos olhos mais mangarataia por mais tempo (planta ardida que ajuda a “limpar os olhos”, trazendo boa visão para o guerreiro), quem suporta mais ferrada da enorme formiga tucandeira, quem faz fogo mais rapidamente sem fósforos, a melhor pintura corporal, além de eficiência em ralar mandioca, raspar buriti, fiar algodão e fazer tranças. Para equilibrar o tradicional com o moderno, futebol masculino e feminino, corridas a cavalo, corridas de resistência e cabo de guerra.

IMG_2041

Tudo bem, a foto não tem nada a ver, mas coloquei porque não tinha fotos dos esportes… Na foto eu e o Tuchaua com a camisa do evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s