Caroebe, beira do rio Jatapu, rumo a terra dos Waiwai

BEIRA DO RIO JATAPU

Estou no local conhecido como “barranco”, margem do rio Jatapu. Aqui a gente pega o barco que nos leva as aldeias dos Waiwai. Ao menos a gente espera porque apesar de combinado estamos aqui há mais de duas horas. Ninguém nos avisou que hoje é dia de entrega do bolsa-família. Os indígenas estão na vila de Entre Rios, recebendo – e gastando – os únicos reais que recebem no mês. Aproveito para fotografar e me vem um pensamento mágico: estou em mais uma Amazônia. Mais uma, pois cada vez mais em minhas viagens tenho a certeza que não existe Amazônia, tal é a variedade de cenários, costumes, povos e relações com o ambiente.

Sou desperto destes pensamentos por um grito. “Eles estão atravessando!” Corro pra margem a tempo de ver a comitiva de bois que ultrapassamos na estrada cruzando o enorme rio. Cena impressionante que só imaginaria ver no pantanal, com todo gado, inclusive bezerros nadando indiferentes a correnteza e o cansaço da viagem já realizada. Como diz o poeta e cantor Eliakin Rufino “quem é filho do norte, é neto do nordeste”. Assim concluo que o amazônida é antes de tudo um forte. (Amazônida = morador da Amazônia)

ia61 (2)

Só se vê as cabecinhas atravessando o rio…

Anúncios

Uma opinião sobre “Caroebe, beira do rio Jatapu, rumo a terra dos Waiwai”

  1. Alta, meu amigo, acompanho teu blog desde muito, mais através dos seus e-mails, confesso, talvez por isso a raridade dos comentários, mas você me faz viajar através dos seus olhos por um mundo completamente desconhecido. Estes últimos foram espetaculares. Quão interessantes não devem ser esses WaiWai (que devem ser o tronco da etnia “mineiros” com tanto uai! rsrs).

    Com certeza, daqui algum tempo, quando tiver um tempo livre e à disposição, seria MUITO interessante compilar todos estes posts na produção de um livro.

    O título está pronto, o conteúdo está se formando e as imagens… a esses seus olhos são dignos de material impresso em alta qualidade… Quem sabe não é? Pense nisso (Se já não pensou ou se este não é o plano desde o início da aventura).

    Grande abraço!

    Te cuida nessa imensidão tropical e selvagem de mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s