Vacinação Indígena e a Casa de Saúde do Índio

A vacinação contra o H1N1 é um grande desafio da saúde pública brasileira, embora muita gente seja contra a vacina, profetizando efeitos colaterais graves e imaginando teorias conspiratórias. A maior parte das pessoas não sabe, mas logo após os profissionais de saúde, o primeiro grupo a ser vacinado será a população indígena. Os indígenas tem maior fragilidade para doenças respiratórias, com alta mortalidade por pneumonia e tuberculose e o temor é que a doença atinja – e devaste – alguma aldeia isolada. O lançamento nacional da campanha para indígenas será aqui em Boa Vista, na Casa de Saúde do Índio (Casai), com a presença de autoridades.

Deixa eu explicar um pouco o que é uma Casai. A Funasa é responsável pelo atendimento da saúde dos indígenas na atenção básica, ou seja, em suas próprias comunidades – aldeias. Quando o problema não pode ser resolvido na aldeia, ou quando se necessitam exames complementares, o indígena é inserido no SUS. Como não tem “casa” na cidade ele é transferido (via terrestre, fluvial ou aérea) para a Casai de sua região, que funciona como uma casa de apoio e onde tem sua medicação supervisionada por equipe de enfermagem e onde permanece até seu restabelecimento. A Casai de Roraima é uma das maiores do Brasil, pelo grande número de indígenas que assiste, sendo também uma das mais modernas.

08 07 Casai Boa Vista (1)

Cartaza da CASAI Boa Vista, na estrada que liga RR a Venezuela.

2008 10 Casai (7)

Estes são os alojamentos. Muitos indígenas na hora do calor colocam suas redes do lado de fora. Ah! Não tem cama… é todo mundo em rede.

2008 10 Casai (13)

Este é o refeitório.

Anúncios

Uma opinião sobre “Vacinação Indígena e a Casa de Saúde do Índio”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s