Escoteiros de Roraima celebram centenário do Escotismo Brasileiro

Acabo de chegar do Fogo de Conselho em celebração ao Centenário do Escotismo no Brasil.

Mais uma vez saíram de minha garganta as palavras nascidas em meu coração: Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer a Lei do Escoteiro.

À minha voz, emocionada, se juntaram dezenas de outras vozes aqui em Roraima. Antigos escoteiros, novos promessados, lobinhos irrequietos, adultos compromissados. Cada voz se elevou formando um coro único em que as palavras fluíram iluminadas pela luz de nossos corações e da fogueira.

Por todo o Brasil centenas de fogos como este sintonizaram os sentimentos e emoções de milhares de pessoas. A vibração de nossas vozes, ainda que possa não ter sido escutada por todos, encontrou eco no espaço e foi sentida por cada participante da celebração. Eu sabia que minha promessa estava sendo renovada ao som da gaita gaúcha, no embalo da brisa nordestina, no frio da garoa paulista, no trem bom das Minas uai, com sabor de cajuína, pequi, camarão, feijoada, tererê e chimarrão.

Nossa rede de energia e amor ecoou também nos corações de cada brasileiro, mesmo aqueles que ainda nem sabem que o Escotismo existe. Nossa vibração com certeza foi tanta que o Brasil foi dormir um pouco mais iluminado, um pouco mais pacífico, um pouco mais dedicado a encontrar o Caminho para o Sucesso, que é servir ao próximo e encontrar a sua felicidade. O Brasil foi dormir mais escoteiro.

Que venham mais 100 anos!
Sempre Alerta para Servir,
Altamiro Vilhena, escoteiro do Brasil com orgulho

IMG_3213a

10 opiniões sobre “Escoteiros de Roraima celebram centenário do Escotismo Brasileiro”

  1. Querido,
    Parabéns!Parabéns!Parabéns! Dar para sentir em mim a saudade daquele tempo em que vivenciava o escotismo como você acompanhou. Bjs. Daucy

  2. Altamiro,
    Belo texto!!!
    Foi um prazer conhecer você e o pessoal dai.
    Precisamos começar a pensar no acampamento…
    Abraços
    Henrique Loureiro

  3. Olá Altamiro,

    suas palavras me emocionam, aqui em Fortaleza fizemos o Fogo de Conselho no Centro Cultural Dragão do Mar, tivemos a participação de mais de 500 pessaos, incluindo participantes da capital e interior, fui muito bonito e emocionante e o ponto alto foi a renovação da promessa,
    abraços

    Sandra

  4. PARABÉNS!!! PARABÉNS!!! PARABÉNS!!! Você me fez chorar de emoção ao ler este lindo relato de fé, dignidade e iluminação!!! Também quero agradecer a Deus por conhecer pessoas como vc e por existir espíritos tão preciosos no escotismo brasileiro!!! Só tenho uma queixa: Faltou vc incluir no seu relato as síncopes do samba carioca! Bjs!

  5. Caro Altamiro,
    Parabens pelo teu texto sobre o fogo de conselho comemorativo dos cem anos. Estavas inspirado, hein?
    Grande abraço.
    SAPS
    Braulio André Dantas da Silva

  6. foi muito bonitas as suas palavras, lendo este texto vemos que nao é so a gente que é loucamente e incondiciionalmente apaixonada pelo esotismo
    e ao redor da fogueira do centenário em que participei no meu grupo aqui em altamira no, pará nao tinha muitos membros mais isso nao nos desanimou pois sabiamos que nesse brasil todo ti nha milhares de coraçoes brilhando e se emocionando como o nosso.
    saps.

Deixe um comentário

