Dão, a “maçã de pobre” . Você conhece esta fruta, popular em Roraima?

Este é o DÃO. Pequeno e simples como o nome. Muito comum em Roraima, é conhecido como “maçã de pobre”. E ele parece mesmo uma pequena maçazinha verde. Sua consistência também lembra a da maçã, embora seu gosto seja menos definido.

IMG_4417

A favorita dos roraimenses é a verdinha, mais ácida e crocante. Na medida que o dão amadurece no pé, ganha um gosto adocicado enjoativo, e fica meio “molenga”, não tendo a mesma graça, e o pessoal não gosta tanto.
Para as crianças, uma fruta ótima, repleta em vitamina C, cabe certinho na boca, e o pequeno caroço não costuma atrapalhar. Não costuma, mas pode… outro dia tinha no hospital um menino esperando a remoção endoscópica de um caroço de dão… Para criança de olho grande, Dão é um prato cheio!

IMG_4424 IMG_4413 Não parece uma maçazinha?

Outro post sobre o Dão: Meu reencontro com o dão.

25 comentários em “Dão, a “maçã de pobre” . Você conhece esta fruta, popular em Roraima?”

  1. Consegui algumas informações sobre o Dão.

    Nome científico: Ziziphus mauritânia
    Nomes populares: Dão, Maçã-de-pobre, Jujuba indiana.
    Nomes em outras línguas: Narkeli kul, Ber, Boroi, Bor, Beri, Indian plum
    Originário da Ásia Central

    1. Altamiro, você encontra cada coisa!!! Eu nunca havia visto nem ouvido falar desse “dão! ou maçã de pobre. Aliás só estou conhecendo agora e de foto, graças a sua informação. Quem sabe conseguirei alguns desses frutos, no futuro, para experimentar? Abraços do Deusarino

      1. Bom dia D. Mariana.
        Plantada por meu irmão Luiz em em Condurú, Distrito de Cachoeiro de Itapemirim-ES, a planta se deu muito bem e até frutificou. As sementes que trouxe de Boa Vista-RR, em Janeiro deste ano, as plantei aqui em RO e os pés já estão com dois palmos de altura. Creio que se conseguires umas sementese plantar …
        Saudações!
        Pessanha.

      2. Bom dia D. Mariana.
        Plantada por meu irmão Luiz em em Condurú, Distrito de Cachoeiro de Itapemirim-ES, a planta se deu muito bem e até frutificou. As sementes que trouxe de Boa Vista-RR, em Janeiro deste ano, as plantei aqui em Guajará-Mirim-RO e os pés já estão com dois palmos de altura. Creio que se conseguires umas sementes …
        Saudações!
        Nando Pessanha – RO

  2. Ahhhhhhhh! OBRIGADA pela informação sobre o dão. Falo sempre dessa fruta aqui no planalto central(Brasília) e ninguém tem idéia do q se trata.
    Valeu!!!!

  3. quando crianca no meu bairro tinha esta frutinha e hoje esta estinta ja procurei em varios lugares meu marido nao acreditava que esiste ele e do interior e nunca viu

  4. comi muito essa fruta uma delicia tinha um pé proximo a escola Oswaldo Cruz era uma briga.Mas os invasores da cidade acabaram com elas eles comem tudo o povo.

  5. Esta fruta é deliciosa, sempre que vou a casa de meu irmão, eu me farto delas. Lá, tem três pés de dão novos e bem carregados, a casa de meu irmão fica em um acentamento na zona rural de Mossoró Rio Grande do Norte, com o nome de cordão de sombra I. O nome de meu irmão é Oliveiros vulgo ( veira ou vieira)

  6. Muito legal..qndo morei em Roraima, no Caçari I, tinha um pé na minha casa…comi horrores desta frutinha, dpois fui embora e nunca mais. as pessoas nao conhecem o dão…eu tinha uns 5 anos e adorava come-las! Gostos da infancia!

  7. Puxa…faz muito tempo que não como dão, desde que cheguei em Manaus nunca mais comi…quanta saudade, só de ver a foto, minha boca encheu de água!! Muito bom mesmo, parabéns ao criador deste site!

  8. Estou comendo dão nesse exato momento, e resolvir pesquisar sobre a mesma, pois sou daqui de Roraima e não tenho conhecimento de onde ela veio. É uma delícia!

  9. Estive a serviço do Governo algum tempo em Roraima, levei minha família, meus meninos logo aderiram à fruta dão. A casa onde morávamos tinha um pé muito disputado, até por adultos. Realmente é tudo que você escreveu. Parabéns pela pesquisa pois esclareceu uma das minhas curiosidades. Obrigado

  10. Eu já comi esse tal de dão mais com o nome de maçã nita no tocantins na cidade de Goiatins tinha um pé enorme na fazenda da minha vó depois que ela morreu nunca mais voltei lá só de olhar essas fotos me da água ba boca sou de goiânia já trouxe várias mudas e não nasce já tentei de tudo

Deixe um comentário

