Brinquedos das crianças Kaiapó

As crianças tem brinquedos de madeira interessantes, tudo feito pelas mãos hábeis de um pai ou avô. Já vi caminhõezinhos e hoje vi um mátko (avião) de brinquedo. Além dele os meninos vieram com arcos e flechas, empolgados, verdadeiros caçadores. Assim que se aprende. Há pouco tempo li que os Kanamary do Amazonas, que vivem dentro da Terra Indígena do Vale do Javari passam por um grande problema: tem caça farta mas não sabem mais usar arco e flecha. Como não tem dinheiro para comprar cartuchos de espingardas, este é um motivo de dificuldade alimentar, mesmo com tanta fartura ao redor.

O mais engraçado hoje foi um menino com um grande ursão de pelúcia. Era quase do tamanho da criança que sorria feliz. Enquanto ele era pesado e medido, o avô segurava o ursão com um carinho que deixava em dúvidas de quem era realmente o brinquedo.

aaaDe quem é o ursão?

Outras brincadeiras que já encontrei por aqui são a cama de gato, aquele jogo de trançar fios em duplas, com as mãos, que se chama kadjót e a amarelona. Amarelona? Sim, é uma amarelinha com mais quadrados do que usamos, e que, entre as dificuldades estão andar entre os quadrados… de ponta-cabeça! Plantando bananeira!!!

08 02 Kendjan (39) Criança brincando de “kadjot”

Mais posts sobre brincadeiras de indígenas:
Brinquedo de Criança Indígena 1 – Aviãozinho Ingaricó
Brinquedo de Criança Indígena 2 – Aldeia de Areia
Brinquedo de Criança Indígena 3 – Aprendendo a andar de bicicleta
Brinquedo de Criança Indígena 4 – Jogo de Bola
Brinquedo de Criança Indígena 5 – Equilibrismo

Anúncios

3 opiniões sobre “Brinquedos das crianças Kaiapó”

  1. dr. muito legal seu blog…naveguei e li todas as materias…fiquei ainda mais sabedora da “nossa” terrinha … amo a amazonia e me nteresso por tudo q diz respeito pq afinal ….ainda e pouco do berco de onde tudo comecou… o nosso brasil e os indigenas q eu tenho muito carinho e respeito. parabens dr. sds mariana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s