Aldeia Kriny – Kaiapó

Kriny – Novembro de 2006

Estou em Kriny, uma aldeia completamente diferente das demais. Aqui só se chega de carro, 240km percorridos em pouco mais de seis horas. Sim, eu disse SEIS horas. Buraco, lama e pontes que parecem ter saído do Rally dos Sertões. E na verdade são, pois esta estrada por alguns anos fez parte do percurso oficial do rally.

A aldeia segue a arquitetura tradicional com uma grande área central, palco das festas e danças e as casas ao redor. Por trás das casas: árvores e uma serra, estávamos no meio de um vale.

Embora seja uma aldeia grande, com cerca de 20 casas, é muito nova e há pouco mais de dois anos, não havia aqui nada além da floresta. Os índios cansaram da aldeia velha, chamada Koakrô, cerca de 4 km daqui e… cá estão. Simplesmente abandonaram a aldeia velha.

O posto de saúde é básico. Beeem básico mesmo. Mais fácil ver a foto do que descrever, mas vamos tentar: paredes de palha ou lona, teto de palha najá. Como nós estávamos em sete, imagine que mal cabia todo mundo. Não tem luz, não tem água. Aperta daqui, aperta dali e coubemos em uma cama, uma barraca e quatro redes.

IMG_4081 Menino Kaiapó de Kriny.

Anúncios

Uma opinião sobre “Aldeia Kriny – Kaiapó”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s