Primeiras impressões do Rodeio de Lethem e os Cowboys da Guyana

A música country de Willy Nelson toca nos alto-falantes enquanto passo por um cowboy – perneiras, lenço no pescoço, blusa quadriculada e chapéu de couro. Os cavalos estão em um pequeno cercado, agitados, por vezes brigando entre si, agressivos. A língua falada não é o caipirês de Barretos ou do interior paulista. Escuto inglês, mas não estou na América do Norte. Prestando mais atenção vejo que os cowboys estão descalços e tem traços que mais lembram indígenas do que yankees. A assistência reúne negros vestido como rappers, com cordões – e dentes – de ouro, mulheres com grandes chapéus, alguns branquelos, ao lado do qual me torno moreno (estes na verdade, devido ao sol incessante estão mais para flamingos, de tão rosados), mulheres de véu e homens com longas barbas, alguns vestindo túnicas. Traços, chineses, indianos, indígenas se misturam, se encontram e, por vezes, se fundem. Estou no maior rodeio da Guyana, o Rupununi Rodeo, que ocorre toda Páscoa em Lethem, cidade vizinha de Boa Vista. E embora estejamos somente a uma hora de viagem, não vemos brasileiros.

09 04 Rupununi Rodeo 208

  Cowboy derrotado… consolado pela companheira. Olhem o detalhe dos pés!

Anúncios

4 opiniões sobre “Primeiras impressões do Rodeio de Lethem e os Cowboys da Guyana”

  1. Realmente, um cow-boy INDÍGENA, sem meias, mesmo estando com esporas, não é autêntico, é sim, no mínimo, um derrotado porque despreza suas origens.

  2. Excuse me by my failure. I think all indigenous in Saouth America are in my filter, but this one in the photo is nit an American from Siuth. Must be excluded or simply notified about the ausence of his socks? What is better?

  3. Surely that no. But south american indigenous, principaly in Brazil, XINGU they do not remsain ith desnude feet. There are socks or stockings forever.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s