Impressões do que provei… Kubemi

Os Kaiapó chamam de Kubemi. A cor mostra que tem muita vitamina A. A “cara” não engana: é prima da graviola, da atemóia (tirimóia) e da fruta do conde, também conhecida como pinha ou fruta do conde.

E o gosto? Doce, mas como é muito fibroso, dá preguiça de comer. A polpa é bem agarrada, assim é um exercício entre o chupar e encher o dente de fiapos… Será que é sempre assim? Dá uma preguiça de comer… risos..

Com vocês o Kubemi.

08 01 kkk kubemi (5)

Por fora lembra mesmo uma pinha.

08 01 kkk kubemi (2)

A casca é mais agarrada, e mostra um fruto de coloração alaranjada, bonito.

08 01 kkk kubemi (1)

Olha a semente na mão. Triangular, bem como a da pinha, mas com as sementes mais grudadas a polpa.

08 01 kkk kubemi 

Close no Kubemi, fruto Kaiapó.

Anúncios

6 opiniões sobre “Impressões do que provei… Kubemi”

  1. Eu não digo que é uma surpresa atrás da outra, rsrsrsss…
    Que linda essas fotos e vc descreve a fruta tão bem que eu pude quase que sentir o gosto!
    Bjs

  2. poxa! como diria o pidão (aquele que pede tudo) eu quero as sementes, planto nem que seja no quintal do vizinho, eu distribuo mudas de plantas, das sementes que planto em meus vasos em casa, comecei no domingo passado essa pequena tarefa. Porque morro de pena de jogar semente de fruta no lixo, fico pensando no ciclo da vida que se quebra, assim há uns 6 meses comecei a enfiar nos vasos de casa, já tenho uns 5 pés de tamarindo, vários de jaboticaba, mangueira, limoeiro, laranjeira, atemóia plantei ha´poucas semanas, ainda não brotou etc. (acho que vou escrever um post no meu blog sobre isso); tb pq meu marido é madereiro (no varejo) e vivo dizendo que temos compromisso com as árvores.
    Cris vem a Manaus no fim deste mes, para minha defesa, vou pedir a ela uma fruta dessas, se ela não conseguir, posso dizer para ela falar com vc?
    obrigada.

  3. Caro Dr. ao mostrar as fotos a minha mãe a mesma identificou a fruta acima como ARATICUN ,(assim que ela é conhecida aqui no amazonas, dizendo ainda que é um ótimo auxiliar para gripes e resfriados.

  4. É UMA PENA NUNCA MAIS VI ESSA FRUTA QDO ERA CRIANÇA EM MINAS GERAIS A CHAMAVA DE MUTAMBA,JÁ COMI MUITO ESSA FRUTA MAS ESTÁ EM EXTINÇÃO EM MEU ESTADO …ALGUEM PODE ME AJUDAR A ENCONTRAR UMAS SEMENTES???
    MEU EMAIL:RANYAS@HOTMAIL.COM ABÇOS A TODOS…..

  5. Boa tarde pessoal estou um pouca atrasado para comentar sobre esta fruta (KUBEMI) que parece muito com um MAROLO e estou muito interessado em adquirir sementes por compra ou troca das mesmas,sou colecionador de frutiferas e tenho muitas sementes ou mudas .
    Email: pesqueirarui6@gmail.com
    TEL: (21)997852489

    RUI PESQUEIRA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s