Atendimento na Floresta e Jabuti "pra viagem"

Aldeia Kikretum, Abril de 2007

Tem algumas coisas que não tem preço. Início de tarde na aldeia Kikretum e lá vou eu em direção a duas aldeias a beira do Rio Fresco, onde os indígenas plantam suas roças e aguardam a temporada de castanha. Nas duas comunidades, Urubu e Arara eu fui fazer consultas e avaliação nutricional. Para isso levamos além do meu equipamento uma balança móvel e uma caixa de medicamentos.

CONVAR358

A população adora o atendimento domiciliar e logo todo mundo cerca a gente para ser avaliado. O rosto das crianças, a senhora consultada com um periquito na mão, o jabuti “embalado para viagem” que nos acompanhou no barco, tudo isso me faz feliz pelo meu trabalho.

CONVAR350
Eis que entre uma aldeia e outra o tempo muda e o sol se esconde por trás de nuvens de chuva que surgem rapidamente, lembrando que aqui ainda é sim, parte da Amazônia. Embora tudo fique subitamente escuro, enquanto o piloto acelera a voadeira ainda conseguimos ver uma família de capivaras saindo da água e um veadinho que foge ligeiro ao ouvir o ruído de nosso barco. Este é o tipo de coisa que não tem preço.
Debaixo de chuva fiz o atendimento no Arara. Balança encostada ao pé de uma fogueira pesamos as crianças, gordas de tanto comer peixe e fruta, mas com barrigas que mostravam que lá dentro tinha algo mais além de comida. E o chefe da comunidade, logo confirma: “Dotô, aqui todo mundo tem saúde. A única coisa que as criança precisa é “teprandjá kanê” (remédio de verme)”. Valeu a visita!

CONVAR402

Anúncios

Uma opinião sobre “Atendimento na Floresta e Jabuti "pra viagem"”

  1. Estsava procurando outras coisas no google imagens qnd via foto da proa do barco, em meio ao rio, foto maravilhosa, relaxando e que me traz otimas lembranças das pescarias com meu pai, grande homem, do qual me orgulho todos os dias por ser meu pai, o cara é baum pacas 😉

    sucesso a todos e que Deus abençoe o trabalho de todos voces!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s